Document Actions

Desenvolvendo um Mundo Livre

Desenvolvendo um Mundo Livre

 

            As pessoas estão vivendo e se beneficiando, em graus variados, dos efeitos da expansão das Tecnologias de Informação (TI). Um universo de serviços encontra-se, atualmente, à disposição dos indivíduos. Correio eletrônico, sites de relacionamento, vídeo por demanda, escritório virtual, serviços meteorológicos, dentre outros. Todos eles dependem de uma infraestrutura robusta de hardware e, principalmente, de software para trabalhar de modo eficiente. Portanto, o desenvolvimento de softwares seguros, confiáveis e adaptáveis deve ser uma das metas para aqueles que desejam trabalhar com TI neste e nos próximos anos.


            Nesse contexto, o desenvolvimento de padrões proprietários e restritos a uma ou outra empresa tem se tornado cada vez menos recomendado, pois padrões abertos e softwares interoperáveis têm mostrado cada vez mais sua importância. Nunca é demais lembrar que reter é perecer. O mundo já teve exemplos de padrões que, embora tecnicamente superiores em alguns casos, pereceram por serem proprietários e restritos.


            Aumentar a base de conhecimento, intercambiar informações e estimular a colaboração para engrandecer a coletividade são alguns dos objetivos do movimento de Software Livre. O I Fórum SERPRO de Software Livre da Regional Recife visa, justamente, desenvolver conhecimento e compartilhar informações com toda a comunidade de TI local, e regional, de modo a permitir o desenvolvimento de um mundo livre na área de Tecnologia da Informação.

Maracatu

 


ASES PE CESAR Dataprev EMPREL
EspecialiZa Fundação Joaquim Nabuco IBM ITEP SINDPD-PE Prefeitura do Recife